quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PORQUE A RAIVA, CAIM?



Por Pr. Abimael Canto Melo


Caim ficou com raiva porque o seu sacrifício não foi aceito por Deus, e estava tão transtornado que nem considerou o conselho que Deus lhe deu: "O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gn 4:6-7). O que ele fez? Matou o irmão.

Caim ilustra a conduta de muitos que querem se impor como cristãos-evangélicos a todo custo, com uma conduta reprovável pela Palavra de Deus, diante de Deus, diante do mundo e da igreja.

Eles querem estar lá na frente, hipocritamente, pregando e ensinando o que resistem em praticar; ou então, se deixarem, pregando e ensinando aquilo que os tornam rebeldes: encorajando outros a serem permissivos e frouxos com a santidade.

Eles querem estar lá na frente, hipocrita e cinicamente, exercendo um poder de manipulação emocional e espiritual do povo de Deus, aproveitando-se do ambiente solene do culto para se tornarem imagens do Deus Invisível, emblemas de Cristo ou do Espírito Santo.

Eles querem a todo custo ter um espaço cativo como celebridades da Igreja de Cristo porque essa é a única condição para que sejam crentes. Eles não estão dispostos a reconhecer que precisam fazer as coisas como elas devem ser feitas; que precisam pautar sua conduta na vontade de Deus. Ao contrário, incham-se de razões, fazem-se de vítimas, reclamam sua importância junto aos admiradores e fãs, adotam o coitadismo como arma para se vingarem dos seus "perseguidores". Tudo isso porque, para essas pessoas, o que importa é o que elas pensam, o que fazem, desde que continuem no palco, nos púlpitos, nos cargos, exercendo influência, sendo reverenciadas, paparicadas, servindo de referência para um monte de gente que ainda não escapou do laço da espiritualidade paranóica, estérica e sensual, que cada vez mais se aprofunda nas crendices do inferno.

À semelhança de Caim, essa gente pratica um culto ("adoração") irreverente, made in mundo, tendo a Bíblia apenas como um amuleto da tradição cristã, com relevância apenas para o que é conveniente. Essa gente, seguidora de Caim, quer a todo custo trasnformar a Igreja de Cristo em um Inferno Pirata. O pretexto é o crescimento do Reino de Deus, a evangelização. Mas cadê a oferta agradável? Cadê o espirito quebrantado a obedecer a Deus?

Tocar neste nervo significa sentença de morte, porque os seguidores de Caim são raivosos, irados e não aceitam ser confrontados com a santidade de Deus e de Sua Palavra. Eles têm aparência de piedade, mas negam a sua eficácia com suas obras (II Tm 3:5).

Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor.
Eles dizem aos videntes: "Não tenham mais visões!" e aos profetas: "Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.
Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel!" (Is 30:9-11)

Por que Caim se irou? A resposta mais simples é: porque ele queria ser aprovado com a desobediência, com o erro, com o diferente, com a carnalidade.

Deus continua falando com os seguidores de Caim, insistindo para que andem humildemente diante da Sua presença e que O glorifiquem com suas obras (Mq 6:8; Mt 5:16).

5 comentários:

  1. A paz Pr, gostei do seu blog!
    O senhor ja foi na minha IAP, em Piedade no Rio de Janeiro.
    Aproveita e me segue la!!
    Abraços.

    www.diegoiap.blogspot.com

    Orkut: Diego Barros

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, pastor Abimael!
    Esta reflexão é muito profunda e necessária.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Um abraço, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Graça e a Paz do Senhor Jesus
    Muito Bom te encotrar por Aqui teu irmão em Cristo .
    A graça e a Paz do senhor é que faz a diferença (Deus continua falando com os seguidores de Caim, insistindo para que andem humildemente diante da Sua presença e que O glorifiquem com suas obras (Mq 6:8; Mt 5:16).).
    Enos Correa Soares

    ResponderExcluir
  4. Pastor Severino Alves de Porto Velho. Lendo a Biblia, encontro o relato de muitos servos de Deus que foram agraciados com o seu Bom Espirito para que com coragem denunciasse a falsa espiritualidade. Quero crer que em nossos dias essa bandeira deve ser levantada a exemplo do pr Abimael, para que muitos deixem de beber da fonte do ocultismo. oxalá que essa fonte fosse biblicamente desmascarada. por livros ou outros meios mais contundente.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Admiro suas mensagens de exortação e oro para que Deus conserve em ti o espírito da verdade. Que a paz do Senhor reine sempre em sua vida.

    ResponderExcluir

10 Razões para Aceitar a Ressurreição de Jesus como Fato Histórico Defendendo a Fé Cristã  /  16 de abril de 2017 Quando deixei o mi...